Responsabilidade social é o exercício planejado e sistemático de ações e estratégias e a implementação de canais de relacionamento entre uma organização e seus públicos de interesse e a própria sociedade.
Na verdade, a Responsabilidade Social, como parte do processo de gestão, deve ser vista como mais do que uma simples prática: deve estar umbilicalmente associada a uma filosofia empresarial que contemple aspectos que extrapolam a mera relação comercial/ financeira das empresas. Ela não se viabiliza, portanto, a partir de uma decisão ou vontade do topo da organização, mas deve permear todos os seus públicos e parceiros (fornecedores, por exemplo), sendo a expressão da própria cultura da organização.
A Responsabilidade Social não se restringe ao relacionamento com públicos determinados (consumidores, por exemplo), mas engloba também a interface com todos os públicos de interesse e a própria sociedade, de modo que ela deve ser vista num sentido global. O conceito moderno de “stakeholders” (tomado genericamente como todos os públicos de interesse que, direta ou indiretamente, contribuem para moldar a imagem da empresa ou entidade) sinaliza para a necessidade de uma conduta ética íntegra, transparente, a ser desenvolvida perante todos os públicos e em todos os momentos.
Não faz sentido ter produtos excelentes ou ótimos resultados financeiros à custa da agressão ao meio ambiente, da exploração de mão de obra infantil ou mesmo da manutenção de condições de trabalho não satisfatórias.
O GRUPO ALTEROSA, ciente das transformações socioeconômicas dos últimos anos, sabe que as novas demandas e a maior pressão por transparência nos negócios são fatores primordiais na adoção de uma postura corporativa mais responsável em busca da competitividade. A política de responsabilidade social tem as características de ser plural (satisfação dos stakeholders), distributiva (toda a cadeia produtiva), sustentável (prevenção de riscos futuros) e transparente (clara para todos os públicos).
Diante dessas premissas é que foi implantado o SGI – Sistema de Gestão Integrado, em que, além de manter a certificação ISO 9001, seguimos as diretrizes da ISO 14001 (Meio Ambiente), OHSAS 18001 (Segurança e Saúde no Trabalho) e SA 8000 (Responsabilidade Social).
Missão do Grupo Alterosa |
Gerar valor para clientes, acionistas, colaboradores e sociedade com produtos – de qualidade e sustentáveis – da siderurgia, silvicultura, agronegócios e suas potencialidades.
|
Visão do Grupo Alterosa |
Ser referência nacional na siderurgia, silvicultura, agronegócios e na agregação de valor a essas, destacando-se pela integridade e sustentabilidade econômica, ambiental e social. |
Negócio |
Siderurgia, silvicultura, agronegócios e a agregação de valor a essas. |
Valores |
1. Resultado
Ter foco nos objetivos a serem alcançados.
2. Respeito
Ter compromisso com as pessoas, empresas, a segurança e o meio ambiente.
3. Integridade
Fazer somente aquilo do qual possamos nos orgulhar.
4. Solidez
Priorizar a continuidade da empresa.
5. Melhoria
Realizar mais e melhor para gerar valor.
|