Ponte
Avião
Prédios
Tratores

A Importância do Ferro

Aplicações


O ferro é o metal mais usado, com 95% em peso da produção mundial de metal. É indispensável devido ao seu baixo preço e aplicabilidade, especialmente empregado em automóveis, barcos e componentes estruturais de edifícios.

O aço é a liga metálica de ferro mais conhecida, sendo este o seu uso mais frequente. Os aços são ligas metálicas de ferro com outros elementos, tanto metálicos quanto não metálicos, que conferem propriedades distintas ao material. É considerada aço uma liga metálica de ferro que contém menos de 2% de carbono; se a percentagem é maior recebe a denominação de ferro fundido.

As ligas férreas apresentam uma grande variedade de propriedades mecânicas dependendo da sua composição e do tratamento que se tem aplicado.

Um dos inconvenientes do ferro é que se oxida com facilidade. Existem uma série de aços aos quais se adicionam outros elementos ligantes, principalmente o cromo, para que se tornem mais resistentes à corrosão. São os chamados aços inoxidáveis.

Quando o conteúdo de carbono da liga é superior a 2,1% em peso, a liga metálica é denominada ferro fundido. Estas ligas apresentam, em geral, entre 3% e 4,5% de carbono em peso. Existem diversos tipos de ferros fundidos: cinzento, esferoidal, branco e maleável. Dependendo do tipo apresenta aplicações diferentes: em motores, válvulas, engrenagens e outras.

Gusa


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O gusa é o produto imediato da redução do minério de ferro pelo coque ou carvão e calcário num alto forno.

Geralmente nos processos industriais, o ferro-gusa é considerado como uma liga de ferro e carbono, contendo 4,5% de carbono e outros elementos como por exemplo: silício, manganês, fósforo e enxofre, dentre outros.

O ferro-gusa possui duas destinações básicas:

1 – Usado diretamente nas aciarias e, ao extrair-se o carbono em excesso, produz-se diferentes tipos de aço;

2 – Utilizado como principal matéria prima no processo de produção de peças fundidas, tendo como principais aplicações as indústrias automobilística, ferroviária, naval, entre outros setores estratégicos da atividade humana na sociedade moderna.

Os chineses produziam gusa nos finais da Dinastia Zhou. Na Europa, o processo só se tornou comum a partir do século XIV.

O Brasil se destaca como o maior produtor mundial de ferro-gusa a partir de carvão vegetal. Minas Gerais é o Estado com maior número de produtores.

O ferro, atualmente, é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc), como elemento estrutural de pontes, edificios, e uma infinidade de outras aplicações.

Missão do Grupo Alterosa

Gerar valor para clientes, acionistas, colaboradores e sociedade com produtos – de qualidade e sustentáveis – da siderurgia, silvicultura, agronegócios e suas potencialidades.

Visão do Grupo Alterosa

Ser referência nacional na siderurgia, silvicultura, agronegócios e na agregação de valor a essas, destacando-se pela integridade e sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Negócio

Siderurgia, silvicultura, agronegócios e a agregação de valor a essas.

Valores

1. Resultado
Ter foco nos objetivos a serem alcançados.

2. Respeito
Ter compromisso com as pessoas, empresas, a segurança e o meio ambiente.

3. Integridade
Fazer somente aquilo do qual possamos nos orgulhar.

4. Solidez
Priorizar a continuidade da empresa.

5. Melhoria
Realizar mais e melhor para gerar valor.

Notícias

Banco de Talentos

Trabalhe conosco. Cadastre seu currículo e mantenha-o sempre atualizado!

Recuperar senha

Como Funciona | Quero me cadastrar!

Cotação do Dólar

Compra Venda
Dólar Comercial (em R$) 5.1988 5.1994
Dólar Turismo (em R$) 5.2338 5.4138
 
Fonte: UOL Economia

Links Úteis

Acompanhe as notícias do setor, no Brasil e no mundo.

Onde Estamos

Rua Pequi, 189 - Santos Dumont
Pará de Minas | MG | Brasil
CEP: 35660-308<

Telefone: +55 (37) 3232-0800
WhatsApp: +55 (37) 99820-9444


© Copyright - 2024 - Grupo Alterosa - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Treis