O Grupo Alterosa iniciou atuação no ramo da energia em junho de 2009, com a inauguração da Usina Termoelétrica Cogeral, implantada em parceria com a Cemig, Companhia Energética do Estado de Minas Gerais. Com sede na cidade de Pará de Minas, onde também está localizada a principal unidade produtiva da Siderúrgica Alterosa, empresa pioneira das atividades do Grupo, a usina termoelétrica tem capacidade de geração de 6000 KW/h.
Aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, a termoelétrica permite o aproveitamento do gás gerado na produção do ferro-gusa (a uma vazão média de 18.300 Nm³ por hora) para gerar energia elétrica em um turbo gerador, via ciclo Rankine.
Atualmente, parte desse gás é utilizado durante o processo de produção do ferro-gusa. O aproveitamento do gás residual na produção de energia acontece através de sua queima numa caldeira gerando vapor a 43bar, superaquecido a 430ºC.
O sistema contempla a autossustentabilidade energética das empresas do Grupo, além de consideráveis benefícios ao meio ambiente e comunidade em geral.