As atividades rurais do Grupo Alterosa estão sob a responsabilidade das empresas Sorel - Sociedade Reflorestadora S/A e Florestas Ipiranga S/A. O plantio e exploração de florestas renováveis começaram em 1969 com o objetivo de abastecer a indústria do grupo com a sua principal matéria prima, o carvão vegetal.
Hoje o Grupo conta com um patrimônio fundiário próximo de 45.000 hectares de terra, dos quais mais de 16.000 hectares são áreas preservadas, contribuindo assim para a manutenção da biodiversidade.
Os reflorestamentos são plantios clonais de Eucalyptus urograndis que, em função de sua alta produtividade, reduziram substancialmente a necessidade de área plantada para atingir a autossuficiência da Siderúrgica Alterosa em carvão vegetal, além de possibilitar a venda do carvão excedente para outras empresas.
As áreas reflorestadas estão distribuídas em 14 municípios mineiros pertencentes à bacia do rio São Francisco e seus afluentes, sendo 90% delas localizadas a uma distância máxima de 200 km da indústria.
O Grupo Alterosa investe também na produção de grandes culturas irrigadas por pivô central. Essa diversificação das atividades do Grupo diminui os riscos de mercado e possibilita um melhor aproveitamento dos seus recursos naturais disponíveis.
Atualmente, tem sido dada prioridade à cultura de grãos, como o milho, soja e o feijão.
O Grupo Alterosa otimiza o aproveitamento de suas propriedades rurais através da criação de gado em suas florestas e sua engorda em sistema de confinamento. .
Todas essas atividades, exercidas com respeito ao meio ambiente e à sociedade, promovem o emprego e renda locais, evitam o êxodo rural, geram impostos, capacitam seus colaboradores. O Grupo Alterosa apoia também as comunidades locais através de incentivos às atividades culturais e associativas..